SOBRE A CERAL

Nos anos 60 ter energia elétrica nas propriedades rurais e em suas residências era um sonho que nunca se realizava. Porém num esforço fora do comum diversos produtores rurais começaram a se mobilizar procurando órgãos Federais, Estaduais e Municipais para que pudessem usufruir do direito de ter energia elétrica em suas propriedades, porém suas investidas eram em vão.

Inconformados com a falta de interesse da Companhia de Eletricidade local em estender as suas redes de distribuição até as áreas rurais, vinte e cinco produtores rurais resolveram criar a CERAL - Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama Ltda, fato que ocorreu no dia 09 de novembro de 1969 em uma reunião realizada no Clube Xadrez no município de Araruama.

Na época os recursos eram escassos, e os vinte e cinco fundadores colocaram praticamente todas as suas economias e recursos disponíveis para dar início ao projeto, com o objetivo principal de produzir ou adquirir energia elétrica, transformando-a e distribuindo-a em alta e baixa tensão para uso domiciliar, industrial e comercial de modo a atender a demanda solicitada por cada um de seus fundadores. Com a sua fundação, fomentou a criação de pequenas indústrias, comércios e até loteamentos nas áreas rurais proporcionando assim o desenvolvimento econômico e social na zona rural dos municípios de Araruama, Saquarema e Rio Bonito. Desenvolvimento este, que levou a CERAL a hoje ocupar uma posição de destaque no cenário cooperativista do Estado do Rio de Janeiro, como a melhor Cooperativa de infra-estrutura do Estado.

Os administradores de hoje, tem profundo orgulho do legado deixado pelos fundadores, que tiveram a iniciativa de colocar em prática os fundamentos do cooperativismo, numa época onde era pouco utilizado. Se a Cooperativa hoje possui esse estágio de solidez e referência não só no município de Araruama, mas também para o Estado do Rio de Janeiro, foi por causa daqueles vinte e cinco abnegados que com suas iniciativas proporcionaram condições de hoje chegar a esse patamar e ter mais de 6.400 associados.

Atualmente a CERAL possui uma sede própria, uma loja para atender os cooperados no centro de Araruama, além de um extenso ativo imobilizado que inclui uma frota composta de 04 caminhões, 12 carros, 05 motos, 765 transformadores, 06 religadores, 12 reguladores de tensão e mais de 524 quilômetros de rede alta e baixa tensão. A CERAL investe em equipamentos de última geração, buscando assim, a cada dia, um atendimento de qualidade para proporcionar a seus associados confiança e credibilidade.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A CERAL não cede ou comercializa, sob nenhuma forma, qualquer informação individual de seus usuários .