CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

 

Aumento de Carga

Instalação e/ou substituição de equipamento de medição para a carga superior aquela instalada.


QUANDO SOLICITAR

Para saber se é necessário um aumento de carga, fique atento a sinais como queda de tensões e interrupções frequentes de energia causadas por queima de fusíveis e desligamento de disjuntores sem causa aparente. Procure a CERAL sempre que quiser fazer alterações de carga no seu domicílio. Desta forma a CERAL pode adaptar a sua rede e orientá-lo sobre o melhor procedimento, mantendo a qualidade do fornecimento.

COMO PROCEDER

Você deve procurar um profissional de sua confiança para a realização do serviço, pois a CERAL não faz indicação de profissional para serviço interno.

Qualquer dúvida entrar em contato com a CERAL pelo nº (22) 2674-4700 ( opção 9) no horário comercial.

Conta de Energia Elevada

Conta de energia elétrica cujo consumo é questionado pelo cooperado/consumidor.

QUANDO SOLICITAR

Antes de solicitar esse serviço verifique os seguintes itens:

  • Houve mudanças de hábitos de consumo;
  • Aquisição de novos equipamentos e eletrodomésticos;
  • Eletrodomésticos e/ou equipamentos com defeito ou sem manutenção;
  • Instalação elétrica muito antiga e/ou com defeito e sem manutenção;
  • Não consta cobrança nesta conta de multas por débitos anteriores (multas por atraso são cobradas na conta seguinte);
  • O governo não aumentou a tarifa.
COMO PROCEDER

Entrar em contato com a CERAL pelo nº (22)2674-4700 ( opção 9) no horário comercial.

Obs.: Tenha sempre em mãos a sua fatura de energia elétrica.

Denúncia de Fraude

Comunicação feita pelo cooperado a partir de suspeita de furto de energia ou de irregularidade na instalação elétrica de uma Unidade Consumidora (UC).

QUANDO SOLICITAR

Quando o cooperado/consumidor sentir-se lesado.

COMO PROCEDER

Entre em contato com a CERAL pelo nº (22)2674-4700 ( opção 9 ) no horário comercial.

A CERAL garante o sigilo da sua ligação, a sua identidade em momento algum será exposta.

Desligamento a pedido do Cooperado

Encerramento da responsabilidade pelo consumo com a suspensão no fornecimento. Caso haja algum resíduo de consumo, o cooperado/consumidor deverá informar o local para a cobrança ou o pagamento antecipado desse resíduo.

QUANDO SOLICITAR

Quando o cooperado/consumidor necessitar suspender , por um período, o fornecimento de energia.

COMO PROCEDER

É necessário formalizar a solicitação de desligamento por escrito, informando o nº da Unidade Consumidora (UC), o nº do medidor e o motivo do desligamento. Esta solicitação deverá ser feita presencialmente em nosso setor comercial.

Obs.: Para solicitar o desligamento é necessário que todas as faturas estejam quitadas.

Informações Sobre Débitos

Valor de uma ou mais contas de energia elétrica vencida(s) e não paga(s).

QUANDO SOLICITAR

Sempre que necessário.

COMO PROCEDER

Você pode emitir o seu relatório de débitos no próprio site, sendo preciso apenas o nº da Unidade Consumidora (UC) e o nº do CPF do titular da conta. Mas, caso prefira, pode entrar em contato com a CERAL pelo nº (22)2674-4700 ( opção 9) no horário comercial.

Ligação Nova

É a primeira ligação para uma Unidade Consumidora (UC) com a instalação do equipamento de medição.

QUANDO SOLICITAR

Em casos onde não exista equipamento de medição na unidade consumidora. Quando houver uma construção nova.

COMO PROCEDER

A solicitação deverá ser feita presencialmente no nosso setor comercial. Será preciso levar cópia da carteira de Identidade, cópia do CPF, documentação da propriedade e o nº da Unidade Consumidora (UC) do vizinho mais próximo.

Qualquer dúvida entrar em contato com a CERAL pelo nº (22) 2674-4700 ( opção 9) no horário comercial.

Plano de Ocupação de Infraestruturas

Faça o download do arquivo em PDF do Plano de Ocupação de Infraestruturas.

Religação (atraso no pagamento)

Restabelecimento de energia elétrica interrompida.

QUANDO SOLICITAR

Caso tenha solicitado a interrupção do fornecimento.

COMO PROCEDER

Entrar em contato com a CERAL pelo nº (22)2674-4700 ( opção 9) no horário comercial.

Remanejamento de medidor

Alteração do local do equipamento de medição de uma Unidade Consumidora (UC).

QUANDO SOLICITAR

Em caso de necessidade de mudanças nas instalações elétricas. Medidor em locais de difícil acesso para o leiturista causando problemas para o cliente na verificação do medidor.

QUANDO SOLICITAR

Entrar em contato com a CERAL pelo nº (22)2674-4700 ( opção 9) no horário comercial.

Tarifas e custos

Valor das tarifas de energia elétrica, bem como os das taxas de serviços prestados pela cooperativa.

QUANDO SOLICITAR

Solicite as informações sempre que julgar necessário.

COMO PROCEDER

Entrar em contato com a CERAL pelo nº (22) 2674-4700 (opção 9) no horário comercial.

Transferência de titularidade

Transferência para o nome do novo responsável pela conta de energia elétrica da Unidade Consumidora (UC).

QUANDO SOLICITAR

Em caso de mudança de titularidade de uma ligação já efetivada.

COMO PROCEDER

Entrar em contato com a CERAL pelo nº (22)2674-4700 ( opção 9) no horário comercial, para maiores esclarecimentos sobre a documentação necessária e o período para a realização da mesma.

Serviço de PODA

A poda é uma atividade necessária e importante, porque evita curto-circuito em redes aéreas; interrupções no fornecimento de energia; rompimento de cabos condutores da rede elétrica.